Não é mais uma novidade que a melhor maneira de prevenir qualquer doença e garantir uma boa chance de cura é a detecção precoce. Se uma condição ainda se encontra em seu estágio inicial, o tratamento pode ser planejado e apresentar resultados mais eficazes.
Exames preventivos regulares são necessários para garantir que a sua saúde no geral esteja protegida, então não seria diferente quando falamos de âmbitos específicos da saúde da mulher, certo?
A ginecologia é responsável, não só pela segurança e os cuidados com a saúde sexual, mas por detectar o câncer de colo de útero e o de mama. Por isso, é indispensável que você, mulher, fique atenta a essas precauções e faça um check-up ginecológico anual.
Quais são os exames do check-up?
A sua idade, a vida sexual ativa e seu histórico médico são fatores que podem alterar a gama de exames que o ginecologista irá realizar ou requerer. Porém, alguns fazem parte da rotina básica da consulta. E não precisa se preocupar porque não são complicados, viu?
Entre eles está o exame de toque da mama, que permite avaliar se há nódulos na região. Para assegurar que não haja cistos ou tumores, o médico deve pedir o ultrassom da mama. A partir dos 40 anos de idade, a mamografia, pelo menos uma vez ao ano, também é fundamental.
Já o papanicolau é o exame padrão para a detecção do câncer de colo de útero, somente realizado em mulheres que já iniciaram a vida sexual. Por meio dessa coleta de tecido do colo do útero, avalia-se sinais de infecções ou alterações. Caso o resultado apresente suspeitas, o médico pode solicitar a colposcopia, que ajudará a identificar lesões e a realizar uma biópsia.
Para checar a normalidade do útero e dos ovários, o médico pode requisitar o ultrassom pélvico e/ou o transvaginal, dependendo do seu caso. Possíveis cistos, miomas ou tumores são diagnosticados com esses procedimentos.
Por fim, as análises clínicas devem complementar o check-up ginecológico. Além do controle do colesterol e triglicérides, glicemia, hemograma e uma avaliação hormonal. Isso permite um rastreio clinico de doenças prevalentes onde o médico ginecologista encaminha ao especialista casos necessários.
Já realizou o seu check-up ginecológico este ano?
Fonte:
318 thoughts on “A IMPORTÂNCIA DO CHECK-UP GINECOLÓGICO ANUAL”