O que é Embolia Pulmonar ?Como se proteger ?

A Embolia Pulmonar é um mal que assusta pela desinformação

O é um dos órgãos vitais do corpo humano. Não atoa, ele se encontra protegido por todos os ossos que formam a costela e por toda a musculatura da área.
Nele, são realizadas as trocas gasosas, nas quais os gases passam do exterior para o sangue e do sangue para o exterior por meio de difusão.

Esse mesmo sangue se encarrega de levar por todo o corpo os nutrientes necessários para se realizarem as respirações celulares e a geração de energia. Sem isso, o corpo não é capaz de funcionar adequadamente.

Doenças do Pulmão
Por toda a sua importância, o pulmão é alvo das principais preocupações dentro de um hospital e de uma família.
Complicações no pulmão estão entre os maiores problemas que podem levar à morte um indivíduo. Entre as doenças pulmonares mais frequentes estão:

  • Bronquite aguda
  • Fibrose cística
  • Tumores
  • Pneumonia
  • Enfisema Pulmonar
  • DPOC
  • Embolia Pulmonar

O que e ?
A Embolia Pulmonar é a condição de saúde na qual uma ou mais artérias do pulmão, bloqueando a passagem do sangue, sua ida e sua volta por essa artéria.
Isso acontece porque um coágulo fica retido na passagem dessa artéria em um local onde seu tamanho supera o da própria artéria.
Esse coágulo cria cada vez mais pressão no vaso e dificuldade para respirar no doente. Ele forma uma espécie de “muro” e prejudica o fluxo normal.

Qual é a Causa?
Geralmente, a Embolia Pulmonar é ocasionada por trombose venosa profunda. Isto é, a formação de um trombo em uma veia situada na perna ou mesmo na região da pélvis.
Para acontecer a Embolia Pulmonar é preciso, porém, que esse trombo não se limite à sua região de origem, mas sim acabe se soltando em parte e siga o fluxo sanguíneo até que ele vá para os pulmões, onde o calibre das artérias é menor.

Como se Proteger?
Para se evitar a Embolia Pulmonar, basta se precaver contra a trombose venosa profunda. Visando essa proteção, é necessário tomar algumas atitudes que retiram o indivíduo de grupos de risco.Diabéticos estão mais propensos a contrair trombose. Controlar o nível da glicose no sangue pode ajudar a se prevenir as doenças.

Obesos e pessoas com colesterol alto são um grupo com enormes probabilidades de conseguirem a trombose venosa profunda. Por isso, é bom educar a alimentação com alimentos que diminuem os níveis de colesterol e triglicerídeos. Além disso, se exercitar sempre. Uma caminhada diária pelo menos.

Fumar traz danos ao pulmão que não se limitam apenas à Embolia. O tabagismo está ligado a quase todas as doenças pulmonares. Parar de fumar é o primeiro passo para uma saúde respiratória plena.

Idosos devem manter um ritmo de vida adequado, exercitando-se e com uma dieta apropriada para o fortalecimento do sistema respiratório, cardíaco, ósseo e muscular. Mais atenção àqueles com mais de 60 anos.
Gestantes precisam usar meias de compressão (um bom aparelho para idosos), caminhar e deitar com as pernas para cima durante 20 minutos por dia.

Pessoas que trabalham ou viajam sentadas por longas horas frequentemente necessitam para de tempos em tempos para movimentar as pernas.
Pessoas em repouso hospitalar precisam ficar com as pernas levemente acima da linha do corpo deitado.Cirurgias que trabalharam com os membros inferiores são causas também da trombose venosa profunda.

Deixe uma resposta