FISIOTERAPIA: A IMPORTÂNCIA NA SUA SAÚDE

159

 

A Fisioterapia é uma forma de tratamento para disfunções e incapacidades há milhares de anos. É considerada como tratamento-chave na reabilitação de pacientes que sofrem de condições debilitantes resultantes de acidentes ou doenças.

Apesar de existirem referências desde os tempos mais remotos que o homem utilizava agentes físicos para combater e tratar doenças, não foi senão na Grécia antiga e com Hipócrates que se começaram a dar os primeiros passos no desenvolvimento da Fisioterapia como profissão.

Hipócrates utilizava a massagem como forma de terapia para ajudar a recuperar e manter o movimento do corpo e a sua capacidade funcional.

É devido à importância que a massagem sempre teve no percurso da Fisioterapia que, hoje em dia, o Fisioterapeuta continua a ser associado a esta. No entanto, o âmbito de intervenção da Fisioterapia e as técnicas utilizadas pelo Fisioterapeuta vão muito mais além da massagem.

O que é a Fisioterapia?

Segundo a WCHPT (Confederação Mundial  de Fisioterapia), a Fisioterapia é definida como a área da saúde responsável por promover, desenvolver, manter e reabilitar as capacidades de mobilidade e funcionalidade das pessoas ao longo de toda a sua vida.

O seu  principal interesse e objectivo é identificar e maximizar a qualidade de vida e de potencial de movimento de cada pessoa, dentro das aréas da promoção, prevenção, tratamento/intervenção, habilitação e reabilitação da saúde.

Para a Fisioterapia, o movimento funcional de cada pessoa é fundamental no que significa ser saudável.

O Fisioterapeuta

Quando a função e a mobilidade de uma pessoa estão afetadas pela dor, envelhecimento, lesões, doenças, incapacidade e longos períodos de inatividade, o Fisioterapeuta  é o profissional de saúde qualificado para realizar a avaliação completa do paciente.

Esta avaliação é focada na pessoa como um todo, ou seja, o Fisioterapeuta irá considerar não só o bem-estar físico, como também o bem-estar psicológico, emocional e social de forma a chegar ao diagnóstico e elaborar o plano de tratamento mais adequado a cada pessoa.

Graças ao seu vasto conhecimento anatómico e fisiológico do corpo e do movimento, o Fisioterapeuta promove o bem-estar, a mobilidade e a independência em pessoas dos 0 ao 99 anos de idade.

Desde a massagem de Hipócrates até os dias de hoje, as técnicas utilizadas em Fisioterapia evoluíram muito. Cada área de intervenção da Fisioterapia tem as suas próprias técnicas especializadas e baseadas em evidências cientificas e, é um mundo de tal forma complexo que hoje em dia existem Fisioterapeutas especializados em apenas uma das áreas e dentro dessa área, em apenas algumas doenças específicas (por exemplo, Parkinson, AVC, lesões traumáticas do joelho, incontinência urinária, etc…).

completamente comprometidos com a saúde de todos acreditamos que o movimento do corpo é um elemento essencial à saúde e ao bem-estar. Por essa razão, sabemos a importância que a Fisioterapia tem na promoção e recuperação da saúde. Não hesite em contactar um Fisioterapeuta se sente que a sua mobilidade pode estar afetada.

 

Fonte: Best Doctors – O blog da Saúde

 

159

Deixe uma resposta